Panetone é tudo de bom! Mas, com cuidado!





O panetone nada mais é do que um pão doce com consistência macia. Muitos podem ser os recheios: tradicionais (com frutas cristalizadas ou passas) ou gotas de chocolate, porém as variações de recheio são muitas: sorvetone, panetone trufado, biscoitone e por aí vai. 
Muitas são as lendas que rodeiam a origem do panetone (como pesquisar a origem dos alimentos mim para é um hobby), hoje a mais difundida é a de Milão, na Itália, mas também há o panetone piemontês, que é mais largo e redondo. A palavra panetone tem origem no vocábulo milanês panetto (pãozinho em italiano) com panone (pãozão em italiano) = Panettone (“pãozinhozão”, tradução ao pé da letra). 





Vamos ao que interessa: por possuir em sua massa glicerina (é o que dá consistência macia aos panetones), o valor calórico aumenta e para quem segue dieta é uma verdadeira bomba, isso só considerando sua massa. Uma fatia de 80g de panetone tradicional possui cerca de 280 calorias, portanto cuidado com os recheios, quanto mais elaborados, recheados e cobertos forem, mais calorias extras ganharemos. 



Mesmo as versões diet, light e zero, já disponíveis no mercado, possuem quase o mesmo aporte calórico. Portanto, vamos fazer nossa ceia e consumi-lo com moderação.




 Boas Festas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia