Água de beber!


Mais uma vez venho aqui falar de um assunto de extrema importância: hidratação! Ainda mais nestes dias quentes (e isso é só o começo), a maioria das pessoas acabam por esquecer de tomar água. Um dos principais componentes do nosso organismo, a água é essencial para a vida.



 De tão importante, a água é “atriz principal” das reações do nosso organismo: transporta todos os nutrientes no sangue para todos os órgãos, recebe dos órgãos tudo o que o organismo não usará mais, forma a urina e é para lá que serão descartados tudo o que não servirá mais ao organismo; regula a temperatura corporal: quanto está muito calor transpiramos, e isso acontece para resfriar o corpo, além da produção de todas as secreções do organismo: saliva, suor, sêmen, suco gástrico, etc. O fato de não ingerir água pode trazer a desidratação continuada, mesmo que leve, traz efeitos negativos: como é água que ajuda a colocar para fora o que o organismo não usará mais, a falta de água pode trazer sérios problemas ao organismo, pois tudo que não serve mais, inclusive toxinas, ficam no organismo.



 Além disso, a perda de água, como o que acontece em dias muito quentes, por exemplo, pode causar queda da pressão arterial, uma vez que na tentativa de baixar a temperatura corporal, quando a água não é ingerida, o organismo acaba por retirar água do volume sanguíneo. Também é muito comum sentir tonturas, dificuldade de concentração, intestino preso, urina concentrada (aquela de coloração amarelo forte quase laranja) e de cheiro forte. Beber água só faz bem. O ideal é a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. Acha que não consegue? Uma boa dica que tem dado muito certo é carregar uma garrafinha de água consigo, pois na maioria das vezes condicionamos o nosso organismo a não sentir sede, por causa de nossa rotina corrida, o que é um péssimo hábito. O fato de olhar para aquela garrafinha em cima da mesa de trabalho faz com que sintamos sede. O ideal são pequenos goles durante todo o dia, e não vários copos de uma só vez. Água não tem calorias, portanto não engorda, é sempre bem-vinda. Cuidado com a ingestão de líquidos, como sucos artificiais e refrigerantes, além de possui calorias, aditivos químicos, possuem muito sódio, o que demanda uma maior ingestão de água pura para o organismo mandar embora o excesso, portanto, não caia em falsas ilusões, OK?!

 Não gosta da ausência de sabor que a água? Vamos colocar um gostinho dela. Não sabe como? Adicione frutas como morango, limão, pêssegos numa jarra de água, coloque na geladeira e deixe descansado por pelo menos duas 2 horas. Assim, a água além de hidratar, vai conter as propriedades das frutas, como fibras solúveis, vitaminas e sais minerais, vai ganhar um gostinho natural. 


Anote algumas receitinhas!!! 


http://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/1087-10-receitas-de-agua-aromatizada

1. Água de morango

Escolha morangos orgânicos para preparar esta deliciosa água com sabor natural. Para 1 litro de água use 5 morangos frescos e você pode adoçar, se quiser, com algumas folhas de estévia. Deixe repousar a água de morangos em um pote de vidro bem tampado, na geladeira durante todo o dia ou durante a noite até que a água adquira a cor rosa. Retire os morangos e sirva. Os morangos, bem como as outras frutas, não devem ser jogados fora. Use-os em outras receitas, como por exemplo em saladas de frutas ou para decorar os copos.

2. Água de melancia

Para preparar sua água de melancia, despeje em um pote de vidro 5 ou 6 cubos desta fruta. A quantidade de frutas a ser utilizada depende do tamanho do frasco e da intensidade do sabor desejado. Para um efeito refrescante, coloque algumas folhas de hortelã. Deixe a fruta descansar na água por algumas horas na geladeira antes de servir.

Água de mirtilo

Despeje uma camada de mirtilos frescos no fundo do seu frasco de vidro. Se você quiser, adicione fatias finas de limão ou de lima e algumas “agulhas” de alecrim, dependendo do seu gosto, antes de adicionar a água e fechar o frasco. O alecrim ajuda a digestão e tem propriedades anti-inflamatórias, ao passo que os mirtilos são ricos em antioxidantes. 

4. Água de pepino e limão

Para preparar esta água com sabor natural, você vai precisar de pepinos e limões frescos. Para cada pote você vai fazer quatro ou cinco fatias finas de pepino e duas ou três fatias e de limão. Para enriquecer o sabor da bebida, você também pode adicionar algumas folhas de hortelã

5. Água de framboesa ou amora

Com framboesas frescas ou amoras, você pode preparar uma fantástica água aromatizada. Despeje um punhado da fruta de um pote e adicione uma ou duas fatias de limão e algumas folhas de hortelã. Feche o frasco e deixe descansar na geladeira por algumas horas antes de filtrar e servir. 

6. Água de cerejas

Ponha algumas cerejas no fundo de um pote, deixando-as inteiras e acrescente à água, algumas fatias de limão ou lima. Deixe a mistura descansar na geladeira no pote fechado por algumas horas antes de servir. 

7. Água de abacaxi 

Com a combinação perfeita: abacaxi e folhas de hortelã, se obterá uma bebida refrescante para beber quando quiser durante todo o dia. Para prepará-la, despeje em um pote 2 a 4 pedaços de abacaxi e 2 raminhos de hortelã. Como de costume, feche bem o frasco e deixe-o descansar na geladeira. 

8. Água de Pêssego

Coloque fatias de pêssego em um pote ou jarra de vidro e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

9. Água de limão e gengibre

Para um litro de água, coloque meio limão cortado em fatias finas e um pedaço de raiz de gengibre fresco. Deixe descansar na geladeira por no mínimo uma hora antes de servir. 

10. Água de laranja

Para um litro de água você vai precisar de 1 laranja e 1 pepino cortados em fatias finas. Despeje todos os ingredientes em uma jarra ou pote de vidro e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir. Você também pode adicionar algumas fatias de limão e folhas de hortelã à água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia