Sal de ervas, uma verdadeira salvação para pressão

Resultado de imagem para ervas







Vai me dizer que com a sua vida corrida, com todos os afazeres do seu dia-a-dia, você não prefere optar os alimentos mais práticos? Pois bem, hoje está tudo prontinho, basta escolher o quiser nas prateleiras dos supermercados, há de tudo: processados, industrializados e de fácil preparo. Maravilhoso, não é? Mas nem sempre a praticidade deve ser o fator principal na hora de definir o cardápio do dia. Isso porque, além desse tipo de alimentação não ser adequada, ele também pode trazer alguns riscos à saúde. Neste caso, o grande vilão da história passa a ser o sódio presentes nestes alimentos. Segundo a OMS, os adultos deveriam consumir 5g de sal por dia (menos de uma colher de chá rasa!!!), mas os brasileiros consomem mesmo, aproximadamente, 12g por dia. 


 Resultado de imagem para hipertensão





 A regra todo mundo já conhece: quando mais sal, mais sódio e quanto mais sódio maiores os riscos para hipertensão, lesão renal e problemas cardiovasculares. Uma grandiosa sugestão que tem dado muito certo é a troca do tipo de sal no preparo dos alimentos, como o Sal de Ervas, especialmente para os hipertensos. O sal de ervas que, nada mais é, do que uma preparação que realça o sabor e o aroma dos pratos, ajudando a diminuir a quantidade de sal durante as refeições. Além de conferir sabor, este sal possui fitoquímicos, antioxidantes e compostos fenólicos aparecem como os principais responsáveis pelas propriedades atribuídas às ervas aromáticas, que participam na prevenção de problemas cardiovasculares, estimula o sistema digestivo e potencializa o sistema imunológico.

 Resultado de imagem para ervas


 Dentre as ervas mais utilizadas para o preparo do sal encontram-se o alecrim, manjericão, manjerona, orégano, cheiro verde, sálvia e salsa, todas elas podem ser encontradas nas hortinhas. 

A receita-base é uma parte de sal para três partes de ervas, ou seja, para cada 100 gramas de sal é preciso de 300 gramas de ervas.
 O ideal é utilizar as ervas todas secas. A mistura pode ser feita tanto em um liquidificador ou processador. Já o armazenamento deve ser feito em um recipiente fechado e em um local fresco e seco e utilizar em todas as suas preparações salgadas. 


Receitinhas do Sal de Ervas 

Receita 1 – 1 pacote de alecrim, 1 pacote de manjericão, 1 pacote de manjerona, 1 pacote de orégano, 1 pacote de cheiro verde e 200g de sal comum.

Receita 2 – 1 xícara de chá de sal grosso, 1 xícara de chá de orégano, 1 xícara de chá de alecrim, 1 xícara de chá de sálvia.

Receita 3 – 25g de manjericão, 15g de orégano, 10g de salsinha, 100g de sal.

Para as receitas, pode-se utilizar: sal refinado, sal grosso, sal do Himalaia, sal marinho ou sal light.

 Imagem relacionada




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia