Esclarecendo e desmistificando o colágeno!


O que é colágeno? Funciona mesmo? Quando e como devo usar?


Primeiramente, vamos entender o que é colágeno: apalpe a sua orelha e a pontinha do seu nariz, perceba como eles não, ao mesmo tempo, resistentes e maleáveis. Colágeno é uma proteína de origem animal que confere firmeza à pele, às cartilagens e às aquelas estruturas que do nosso corpo que não necessitam de sustentação óssea, mas sim suporte. Gente, só para esclarecer, as carnes consumidas estimulam a produção de colágeno, mas não cumprem necessariamente o papel de formá-lo. Se o corpo não precisa desta proteína , os aminoácidos se encarregam de resolver outro problema com o que foi absorvido. O leigo acha que tudo o que comemos fica exatamente daquele jeitinho, depois de absorvido. Leite, carne, ovos, colágeno hidrolisado são recebidos da mesma forma quando ingeridos, depois de absorvidos, o fígado recombina todos os aminoácidos das proteínas  e utiliza para o que o organismo necessitar, sendo assim, o colágeno que você comprou e tomou pode não ser utilizado para deixar sua pele e cabelos mais lindos e sim para o sistema imunológico, se o organismo necessitar.




 Vale lembrar que, à partir dos 30 anos, há uma queda gradual no processo de produção de colágeno no organismo. Ele vai sendo substituído por um tecido mais fibroso e menos elástico.  Resultado: dores articulares, flacidez de pele, rugas, perda de cabelos e unhas fracas. Lembrando também que, radicais livres, aqueles que o organismo luta para combater nos períodos de estresse, prejudicam o funcionamento da indústria de colágenos no corpo, cabendo aí suplementar!!! Mas atenção! O organismo necessita de uma dieta equilibrada para que a suplementação faça efeito. Não queira levar uma dieta hipercalórica, hipergordurosa e desregrada e querer tomar colágeno e esperar o que faça efeito, vai estar somente gastando dinheiro. No caso de suplementos, o ideal  é que a versão pó seja utilizada, já que as cápsulas não comportam a quantidade de colágeno recomendada, isto é, 10 gramas/dia. Mesmo assim, a prescrição deve ser feita de maneira individualizada, por profissional habilitado.




 Jà a famosa gelatina possui apenas 1% de proteína, que no caso, é o colágeno. Essa quantidade é muito baixa e está longe de ser a melhor opção!

 Fontes de colágeno? Peixes, carnes vermelhas, queijo minas, frango, ovos e queijo cottage.  Abraços!! Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia