Benefícios do mel para a sua saúde


O mel, além de muito saboroso, também é um alimento versátil, já que agrega muitos benefícios: fortalece o sistema imunológico, pode melhorar a capacidade digestiva, além de auxiliar na prisão de ventre. Quer mais? Antiséptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e até calmante!




Dos alimentos naturalmente doces, o mel é o único alimento que contém em sua composição, proteínas e sais minerais, como potássio e magnésio. O mel, em excesso, pode causar aumento de peso, como a maioria dos alimentos ricos em açúcar, chegando a conter quase as mesmas calorias do açúcar branco. Quer comparar? Uma colher de sopa de açúcar branco refinado tem 60 calorias enquanto a mesma medida de mel possui 55 calorias.
Por que inserir na dieta?  Na prisão de ventre, pois ajuda o intestino se movimentar, ou seja, aumenta o peristaltismo. Má digestão e úlceras gástricas, pois possui enzimas naturais que auxiliam na digestão. Também recomendado para bronquites e asmas, devido às suas características antibióticas e antissépticas. Quer mais? Potencialize os efeitos do mel com: própolis – estimula o sistema imunológico, é cicatrizante e regenera os tecidos; canela: má-digestão¿ Adoce um chá de canela com mel, pois a mistura melhora a digestão;  com limão: associe para fortalecer o sistema imunológico.





Mas, o mel também possui contraindicações, sabia? Em crianças menores de 3 anos, devido a imaturidade intestinal, sendo assim, não consegue se defender totalmente de microrganismo e, neste caso, o mel comumente possui uma bactéria, o Clostridium botulinum, aquela que causa o botulismo e, sendo assim, pode ser fatal! Atenção também aos diabéticos, pois o mel, alimento rico em açúcar simples, eleva as concentrações de açúcar no sangue, sendo desaconselhável para este grupo especial. Alérgicos, nem pensar, pois neste caso, pode manifestar mal estar gástrico, devido aos grãos de pólen presentes no mel.





Mas, como saber se o mel é puro? Para tirar da dúvida, de uma vez por todas, o mel puro cristaliza, ou “açucara”, já o mel adulterado permanece líquido. A relação da cor do mel x nutrientes é verdadeira também, pois estudos indicam que o mel de flor de laranjeira é mais claro e possui concentrações de nutrientes diferentes do mel mais escuro, como o de eucalipto. Adoce a vida!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia