A gripe e os hábitos alimentares






Segundo dados do Ministério da Saúde, ao menos 2 mil pessoas morrem ao ano por consequência da gripe sazonal, ou seja, da gripe comum. Por isso, certos cuidados, entre eles a alimentação e a vacina, podem fortalecer nosso sistema imunológico e prevenir este mal tão comum em nosso ambiente. Confira alguns hábitos e alimentos que podem manter a gripe longe de você.








Vitamina A: formadas a partir dos carotenoides sendo que as principais funções n organismo são: manutenção da pele, proteção do globo ocular e fortalecimento do sistema imunológico. Este é fácil lembrar, pois são encontrados principalmente nos alimentos amarelo-alaranjados. Principais fontes: abóbora, cenoura, caju, mamão, manga e fígado. Vale lembrar, que o fígado também é rico em colesterol, devendo ser consumido com moderação.


Flavonóides: são substâncias que possuem ações antioxidante e anti-inflamatória, sendo uma importante substância na recuperação nos estados gripais. Principais fontes: vegetais e frutas secas, chá verde, suco de uva e chocolate, preferencialmente no tipo amargo.




Vitamina C: vale ressaltar que a vitamina C não têm poder de curar a gripe, mas ajuda a amenizar os sintomas clássicos, como fadiga, sonolência e dores de cabeça. Após o contato com o vírus e este já instalado no organismo (fase da doença), a vitamina C dificilmente terá poder curativo. Principais fontes: acerola, laranja, lima, tangerina, caju e limão.





Zinco: um dos principais elementos fortalecedores do nosso sistema imunológico, pois é ele que participa da formação das células deste sistema. Principais fontes: castanhas, nozes, frutos do mar, semente de abóbora, carnes e alimentos integrais.




Evite o jejum: o estado gripal, na maioria das vezes, traz consigo a sensação de não sentir cheiro ou sabor, o que faz com que o paciente não se alimente de maneira eficiente. O jejum é prejudicial, pois o organismo passa a trabalhar em estado de alerta, priorizando as funções vitais, e com isso, o combate à infecção torna-se secundário e ineficiente.



Hidrate-se: o consumo de líquidos pode prevenir infecção, pois melhora a hidratação das mucosas, entre elas a mucosa nasal, proporcionando seu correto funcionamento no papel de filtro contra agentes contaminantes, como os vírus, por exemplo. Por isso, é essencial beber muita água, pelo menos 2 litros ou mais de água por dia.



Lave as mãos: nossas mãos estão proprensas a carregar vírus, bactérias, etc. Sempre as utilizamos para cobrir nariz e boca, ao tossir e espirrar. Portanto, a lavagem das mãos pode fazer a diferença principalmente quanto ao contágio. Sempre lavá-as antes de comer, tocar alimentos, sempre que chegar em casa e ao trabalho, depois de dirigir ou usar transporte público, antes e depois de ir ao banheiro e ao assoar o nariz.



Fuja dos vícios: cigarro e bebidas alcóolicas não só derrubam a imunidade.
Refeições variadas e equilibradas: além de fornecer todos os nutrientes necessários à manutenção do organismo, mantém o sistema imunológico fortalecido, proporciona peso saudável e qualidade de vida.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia