Por que você sente tanta vontade de comer doce?

Olá Pessoas! Tudo bem com vocês?



Muitas pessoas têm me relatado uma vontade avassaladora, incontrolável e incalculável de comer um doce. E o que é pior, comer um doce todos os dias! Será normal isso, minha gente?
Por que tem tantas pessoas que não passam um dia sem comer o bendito doce? 
" O corpo pede e eu não resisto..." "Trabalhei tanto, mereço um doce como recompensa", "Ah, tadinho do meu filhinho (irmãozinho, sobrinhos, todos os inhos...) não fica sem, tadinho é criança, não pode passar vontade, daí eu vendo, como junto." "Um por dia pode, né Dra?" , "Estou de TPM (há quase 15 dias, mas...) tudo melhora, é só eu comer um doce que passa...".
Meus queridos, para quem se identificou com alguma das ações acima, você deve ler este artigo, acho que umas 3 vezes, pelo menos.
Vamos ao primeiro fato: o corpo "pede", Será???
Recompensar-se com um doce maravilhoso, coberto com chantilly e creme, hummmmm! Meu filho, sinto muito em dizer, você não é um cachorrinho educado e adestrado, né..., ou é? Esse negócio de recompensa com comida e guloseima é para animais que desempenham sua tarefa certinha e depois vem o dono e dá aquele biscoito que ele já sabe que vai ganhar. Pelo amor de Deus...
Ah, a melhor questão de todas: a criança: gente, criança só vai conhecer e comer o gosto do que for oferecido a ela, ou seja, você como responsável é responsável por isso também, ok? Quem paga e traz o doce é criança? Ou melhor, o doce brota sozinho na casa, não é? 
TPM? hum, acho que esta não cola mais também...
Levando-se estas considerações importantes e desculpas à parte, vamos entender o que acontece fisiologicamente com seu organismo, que pode "pedir" doce.

O doce, alimento rico em açúcar, além de nos conceder uma grande quantidade de calorias em pouco volume de alimento, traz consigo aquela sensação de bem-estar ao comer...que logo passa e dá vontade de comer de novo para sentir a mesma satisfação... e de novo, e de novo e e novo....e por aí vai. Essa sensação de bem estar é causada por um neurohormonio chamado Serotonina (lembra do chocolate?, pois é). Que é a mesma que é liberada no uso de drogas, como por exemplo, a cocaína. Exatamente isso, atuais estudos têm mostrado que o comportamento de pessoas taradas por doce é semelhante a de um usuário de drogas. Acredita? Pois é, o doce açúcar vicia, minha gente.
Bom, mas voltemos a nossa maravilhosa sensação de bem estar causado pela serotonina. O nosso organismo produz, em quantidades equilibradas, desde que nossa dieta também esteja equilibrada. Porém, quando o indivíduo ou indivídua não consome os nutrientes necessários para que esta produção seja também saudável, seu corpo gritaaaaaa: DOCEEEEEE!! Daí a pessoa vai lá e come, satisfaz por um momento, pois o organismo conseguiu produzir a tal da serotonina naquele momento, e vai precisar de mais. 
A produção de serotonina no organismo consegue ser realizada de maneira eficaz através do consumo de vitaminas do complexo B, minerais como zinco, magnésio e selênio. Se todos estes nutrientes estiverem equilibrados a vontade de doce desaparece. Mágico não é? Só que não! Quem é que iria imaginar que o consumo de alimentos integrais, castanhas, frutas e verduras?
E tem mais? O estresse libera um abençoado hormônio no organismo chamado de cortisol, já ouviu falar? Pois bem, esse danado faz com que seu organismo fique em estado de alerta o tempo, o que causa desgaste de todo o organismo e pois isso, vc merece um docinho...lógico! Aumenta a serotonina, bem-estar, delícia.... Só que não!  Isso gera mais desgaste ainda e voltamos ao nosso ciclo vicioso. Quer mais? Horas prolongadas de jejum liberam este tal de cortisol também, daí você já percebeu... Como anda suas rotinas alimentares, hein?
Mas calma, nem tudo está perdido. Exercícios físicos regulares e alimentação fracionada combatem este vilão.
Gente, até o mau funcionamento do organismo interfere na vontade louca de comer doce, sabia? Intestino funcionando (funcionando significa TODO DIA, viu, nada de intestino capenga), denota um predomínio para bactérias ruins que utilizam o açúcar como alimentos . O que fazer para corrigir este problema? Consumo de água+Fibras( olha as hortaliças e frutas aí de novo)+probióticos (iogurtes).

Tá vendo minha gente, alimentação interfere em tudo. A responsabilidade do que você coloca para dentro do teu organismo é SOMENTE TUA!


Dica importante: aprenda a consumir frutas quentes, pois com a evaporação da água , o açúcar da fruta (frutose) concentra e substitui facilmente aquele desejo desenfreado de um organismo desequilibrado. Aprenda também a fazer geleias e compotas caseiras.
Geléia caseira funcional:

Fruta de sua preferência, caldo de 1 limão e 3 colheres de sopa de açúcar mascavo. Colocar numa panela ao fogo e deixar reduzir. Pode ser batido no liquidificador.
OK?
Abraços a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia