Junho! Tá bom para pinhão!
Alimento típico em festas juninas e do tempo do frio, o pinhão aparece nas preparações frias nesta estação. Diversos pratos salgados com o pinhão são típicos em inúmeras regiões brasileiras, com destaque para a cidade de Jales, localizada no estado de Santa Catarina, a qual abriga todos os anos, durante o mês de junho, a tradicional Festa Nacional do Pinhão.
Para quem ainda não sabe, o pinhão é a semente da araucária. É um alimento rico em proteínas, minerais e vitaminas. Numa porção de 100g (de 6 a 10 unidades) encontramos proteínas (3,94g), cálcio (35 mg), ferro (70 mg), fósforo (136mg) e vitaminas A, B1 e C, o consumo calórico fica em torno de 196 Kcal, sendo 1,34g de gorduras, não podemos nos esquecer que o pinhão é semente, hein gente! Como podemos perceber, o pinhão é um alimento que deve ser consumido moderadamente, pois é rico em gorduras.
Ok! E como deve ser preparado então? A polpa é a sua parte comestível, devendo ser consumida após cozida. E tem que se cozinhar muito bem, pois sua casca é bem dura, após, retire a casca e consuma a polpa, que pode ser armazenada refrigerada e, se preferir, pode ser congelada ou armazenada salmouras ou vinagre. Não sabe em qual preparação utilizar o pinhão? Segue uma dica esperta e deliciosa: no pinhão já cozido e descascado, adicione uma pitadinha de sal, orégano e pimenta do reino. Pode ainda ser adicionado em farofas e recheio de carnes assadas. Fica uma delícia!
Comentários
Postar um comentário