A doçura dos bolos recheados



O bolo de aniversário tem origem ao culto à deusa Ártemis. Os antigos gregos reverenciavam a deusa com oferendas de bolos no templo de Éfeso, antiga colônia grega, onde hoje é a Turquia. Mas, se engana quem pense que o bolo era recheado com goiabada e cobertura de glacê. Era, na verdade, à base de pão e mel, com formato em meia lua. Portanto, o ato de homenagear alguém pelo aniversário é bem antigo. É claro que, hoje, devido à indústria e a tecnologia, bolo e criatividade são coisas que não podem faltar em qualquer comemoração.


E quem não resiste à um bolo recheado e bem decorado, seja numa festa de aniversário, confraternização, ou simples café da tarde com as amigas?Pois bem, só não podemos nos esquecer que, na maioria das vezes o bolo em si não é o problema, pois geralmente a massa é leve, sendo praticamente de trigo, açúcar e ovos, podendo ou não levar chocolate em pó. O problema mesmo está na escolha dos recheios: mousses, trufas, frutas, cremes, compotas e, claro, nas coberturas: glacês, pasta americana e chantili, todas opções com grandes quantidades de calorias devido à grande quantidade de açúcar e gorduras. Mas, alto lá! Não come bolo recheado por medo de afundar a dieta? Não precisa encarar o bolo recheado como vilão da dieta, até porque todo aniversário pede um pedacinho desta delícia. 



Listo aqui algumas opções de bolos. Analisando uma fatia fina (60g), não fica difícil se controlar:  bolo floresta negra – 205 calorias; Bem-casado – 172 calorias; Prestígio – 176 calorias; Brigadeiro – 206 calorias; Nozes – 206 calorias; Trufado: 173 calorias.


 Não é por isso que você vai se acabar de comer tanto bolo, não é? Hoje temos uma opção mais leve, isso não significa que está liberado, que são os Naked Cake ou Bolo Pelado que não levam coberturas. Ainda sim, cuidado com recheios. Uma outra opção menos exagerada para consumir os bolos, experimente com uma xícara de leite desnatado com café sem açúcar, é mágico, além de ser mais leve que o refrigerante!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia