Açúcar de coco, já ouviu falar?



 Resultado de imagem para açúcar de coco


Obtido através da seiva encontrada dentro do coqueiro, este açúcar é feito à base da seiva líquida recolhida passa por um aquecimento e é desidratado através do calor, o que resulta em cristais usados para adoçar alimentos. 
Um alimento de baixo índice glicêmico e com muitas vitaminas, o açúcar de coco promete auxiliar dietas para emagrecimento e diabetes.
 Antes de tudo, precisamos entender o que é o índice glicêmico. O índice glicêmico é a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue. Os alimentos com alto índice glicêmico aumentam a quantidade de açúcar no sangue, fazendo com que o pâncreas trabalhe mais na liberação de uma quantidade maior de insulina para normalizar a glicose no sangue. Um alimento com baixo índice glicêmico é aquele com glicose menor que 70 mg. Os intermediários, entre 70 e 90 mg. E os de alto índice, que devem ser evitados, maiores de 90 mg. O índice glicêmico do açúcar de coco é 35. O do açúcar comum, 68, sendo este o caso do açúcar de coco. A razão de seu consumo é simples: quando há picos de açúcar no sangue, o organismo é obrigado a liberar insulina para retirar esse açúcar. Como não tem para onde ir, ele é estocado em forma de gorduras nada bem-vinda, sendo este açúcar de baixo índice glicêmico, este processo pode demorar mais para acontecer, contribuindo assim nas dietas para emagrecimento. No entanto, o açúcar de coco tem quantidades interessantes de vitaminas, como do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e minerais como magnésio, potássio e zinco. A Organização Mundial da Saúde  recomenda que o consumo de açúcares de adição seja limitado a 5% das calorias consumidas no dia. Portanto, se pegarmos uma pessoa que consome 2 mil calorias por dia, ela deve consumir 25 gramas de açúcar de coco, ou seja, 6 colheres de chá ou uma colher e meia de sopa. 
Onde encontrar? O açúcar de coco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados. Outro quesito a ser considerado no momento da escolha é o fator preço, pois ele é mais caro que os outros tipos de açúcar.


Tem receitinha? Tem sim, senhor!!



Bolo funcional de Banana 


Resultado de imagem para bolo funcional de banana



Ingredientes:
3 bananas;
3 ovos;
1/2 xícara de farinha de linhaça;
1 1/2 farelo de aveia;
3 colheres de sopa de açúcar de coco;
2 colheres de sopa de manteiga ghee (pode ser outra);
Especiarias a gosto (canela, cravo, etc);
1 colher de sopa de fermento;
100 ml de água;

Preparo:
Unte uma assadeira com manteiga. Corte uma das bananas em rodelas ou longitudinal, forre a assadeira. Num recipiente, junte os ovos e misture as bananas e demais ingredientes e a água. Por último, adicione o fermento em pó. Misture tudo até ficar homogêneo. Despeje a mistura na assadeira untada e leve ao forno a 180ºC por 25 minutos.



 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia