Uva passa, de inocente à encrenqueira da família
Nesta época do ano, muitas pessoas lembram-se da uva passa com amor ou com rancor. Muito presente nas preparações dos eventos de final de ano, quando falamos em festa, pronto, lá está ela dando o ar da graça no arroz, na farofa, na maionese... Engraçado não? Pois bem, este fruto seco possui inúmeros benefícios. Obtida pela desidratação da uva fresca, a uva passa mantém todos os nutrientes da fruta original, porém de maneira mais concentrada.
É um alimento livre de gorduras, contêm elevadas quantidades de compostos bioativos, polifenólicos, recheados com ações anti-inflamatórias e antibacterianas, portanto, também é rica em antioxidantes, protegendo a visão dos efeitos da oxidação e do tempo. Quer mais? Possui cálcio e ferro. Vamos listar mais alguns benefícios? Por conterem fibras alimentares, contribuem para o aumento da movimentação do intestino, chamado de peristalse, possui ainda efeitos laxativos, contribuindo assim para as pessoas que sofrem com prisão de ventre. Uma porção de 40gramas de uva passa possui aproximadamente 1,5 gramas de fibras.
Quer fortalecer o sistema imunológico? Consuma uva passa! Possui vitaminas do complexo B, cobre e arginina, sendo o cobre um estimulante natural para a produção de células vermelhas no sangue e a arginina conferem um ânimo a mais e bem-estar, contribuindo também na libido. Potássio e magnésio presentes na uva passa, auxiliam na contração muscular e no sistema nervoso. Viu só, quantos benefícios? E ainda é rica em energia, seu açúcar concentrado é a frutose.
Vamos aos valores nutricionais: cada 100g possui 299 calorias, 79 gramas de carboidratos, 45 gramas de fibras e até 3 gramas de proteínas. Portanto, mesmo mediante muitos exercícios, a uva passa deve ser consumida com moderação, pois contém alta densidade energética.
Elas podem ser comidas cruas ou cozidas. Quando são cozidas, geralmente aumentam de tamanho e ficam mais macias. Uvas passas devem ser guardadas em um recipiente fechado, seco e frio. Você também pode mantê-las em um recipiente na geladeira. Elas têm um prazo de validade de no máximo seis meses.
Como divide opiniões, acredito que seja pelo fato de que a maioria das pessoas não aderem ao sabor agridoce que muitas preparações salgadas possuem e associam essa “mistura de frutas” com preparações salgadas somente à presença da uva passa, coitada! Podem ser adicionadas à iogurtes, cereais, bolos, pães, tortas, doces como preparações doces ou em preparações salgadas como arroz, farofas, etc.
Quer uma receitinha deliciosa envolvendo a uva passa?
Então lá vai:
Ingredientes
Para a massa:
- 3 ovos inteiros;
- 2 colheres de sopa de óleo de coco;
- 2 xícaras de farinha de trigo integral ;
- 150ml de leite desnatado (ou extrato de soja, aveia, amêndoas) morno;
- 2 xícaras de chá de açúcar, mascavo;
- 2 colheres de sopa de uva passa;
- 6 colheres de sopa de cacau em pó;
- 2 colheres de sopa rasa de fermento em pó;
Para a cobertura:
- 2 colheres de sopa de creme de arroz;
- 1 xícara de chocolate amargo picado;
Preparo:
Em uma batedeira, junte todos os ingredientes e bata até formar uma massa homogênea, misturando o fermento em pó por último, misturando com uma colher. Unte uma forma com furo no meio com um pouco de óleo de coco, despeje a massa em seguida. Deve assar em forno médio por 40 minutos, formando uma crosta dourada em cima. Espere amornar e desinforme. Prepare a cobertura em banho-maria. Cubra o bolo e sirva.
Comentários
Postar um comentário