Germinados, as verdadeiras bombas para a saúde!



Imagem relacionada


Cada dia mais ganhando adeptos dada o seu elevado teor nutricional, a alimentação germinada torna-se mais uma opção saudável quando falamos em alimentação.  
 Muito adeptos são vegetarianos, porém todos podem usufruir. Para tanto precisamos entender o que é germinar. Segundo o site “Tudo para Vegetarianos” (vou colocar a descrição do link aqui embaixo para acesso), a  germinação é o início de um processo que leva a semente a se tornar uma planta, aumentando assim, imensamente seus valores nutricionais. Quando um grão tem água, oxigênio e calor necessários, germina para formar um novo ser vivo. Quando ingerimos um alimento germinado temos aí uma enorme fonte proteica, de vitaminas, minerais e fibras, ocorrendo uma digestão mais fácil já que acontece a liberação de enzimas (substância que aceleram o processo de digestão), sendo assim, acontecerá uma melhor absorção de nutrientes. Importante ressaltar que o amido (carboidratos simples) são quebrados pelo processo de germinação. 
Mas, o mais legal de tudo é que, com a germinação, acontece também a redução dos fatores antinutricionais, naturalmente presentes nos alimentos. Estes fatores dificultam a absorção de nutrientes, por exemplo, os fitatos e os taninos, que como já disse, estão presentes nos alimentos, como nos feijões e nos cereais integrais. 
Quais alimentos podem ser germinados? Grãos cereais inteiros (arroz, trigo, aveia), sementes (linhaça, abóbora, girassol), hortaliças (agrião, rabanete, alho, cenoura, beterraba) e leguminosas (feijão, grão de bico, soja, lentilha).
Os brotinhos podem se consumidos em saladas cruas, sopas, sucos, pães. Quanto mais natural forem consumidos mais acontece a preservação de nutrientes.
 Vale ressaltar ainda que, os germinados possuem energia, uma vez os grãos necessitam de energia para brotar. Bora experimentar?!

 Resultado de imagem para germinados

 Como germinar?

Modo de germinar o grão:

  1. Colocar de 1 a 3 colheres de sopa do grão escolhido em um vidro (tipo de conserva) com água filtrada, tampando o vidro com um filó ou nylon e prendendo-o com um elástico. Deixar de molho de um dia para outro.
  2. Ao amanhecer escorra a água e lave os grãos – não retirar os grãos do vidro, lavar com o filó ou nylon  preso ao vidro. Após lavar, não colocar água novamente, deixar os grãos apenas umedecidos com a abertura do vidro inclinado um pouco para baixo para os grãos não ficarem com água no fundo do pote. Lavar a noite também do mesmo modo.
  3. Faça esse processo por aproximadamente três dias – lavar de manhã e a noite e deixar os grãos umedecidos com a abertura do vidro inclinada um pouco para baixo. Após esse processo, você verá os grãos germinados. 
Obs.: o tempo de germinação pode variar de acordo com o grão, a temperatura e o ambiente. Por exemplo: o gergelim leva de 2 a 3 dias, já o arroz de 4 a 5 dias.
Resultado de imagem para grãos germinados passo a passo

Para maiores informações, acesse o link: 
 https://www.tudoparavegetarianos.com.br/colunas/fernanda-santos-1/germinados-aprenda-seus-beneficios-e-como-faze-los-por-fernanda-santos/
http://planetaorganico.com.br/site/index.php/saude-organicos/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia