O que preciso cortar da dieta para emagrecer? Parte I


 Resultado de imagem para carboidratos



Olá Pessoas! Hoje falaremos deles, dos Carboidratos!
Dos alimentos que ingerimos diariamente, o carboidrato é o grupo que nos fornece energia. Energia para que? Para simplesmente T-U-D-O! Para todos os processos metabólicos do seu corpo, para fazer exercícios, para dormir, até sentir fome, acredite! Cada grama de carboidrato oferece 4 calorias. De tão importantes, o processo de digestão de carboidratos inicia na boca, através da saliva que contém enzimas digestivas para o amido. Basta colocar um biscoito de polvilho na boca e não mastigá-lo, ele derrete graças a estas enzimas. Bom, mas por que o carboidrato é sempre considerado o grande vilão para o ganho de peso? Pois bem, depois de digerido, os carboidratos são quebrados pelo organismo em partículas menores, chamadas de moléculas de glicose, simplesmente açúcar e, a partir daí, ele utiliza esta glicose sendo o seu “combustível” para fazer toda a máquina funcionar. Lindo, não é?! 
Resultado de imagem para absorção de carboidratos 

Acontece que quanto mais rápido ela é absorvida, mais rápido ela é direcionada para nossa corrente sanguínea, sendo assim teremos muito deste açúcar no sangue, com isso, temos um aumento de um hormônio já bem conhecido, a insulina. A insulina “empurra” esta glicose para dentro da célula, retirando da corrente sanguínea para virar o tal combustível. Acontece que, se estamos ganhando peso, estamos ingerindo muito carboidrato, pois além do organismo utilizar o combustível está sobrando e, sendo assim, ele não vai jogar combustível fora (você jogaria gasolina pelo ralo?), por isso, ele “guarda” este excesso no seu tecido gorduroso para uma “emergência”, ou seja, uma possível “falta” de energia. Porém, esta emergência nunca acontece, pois estamos sempre consumindo mais que o que é realmente necessário e mais glicose vai para estoque em forma de gordura. 
Imagem relacionada
Gordura Visceral - Um verdadeiro estoque de calorias consumidas mais que o necessário


Qual o segredo então? O segredo é sempre moderar na quantidade e sempre preferir versões com fibras, pois elas acabam por “atrasar” esta chegada de glicose na corrente sanguínea. Massas integrais demoram mais para virar açúcar no sangue. Isso evita a produção excessiva de insulina, o hormônio que induz o estoque de gordura corporal. Quanto de carboidrato devo consumir por dia? Nossa dieta ocidental, o consumo médio são 300g de carbo por dia e é o suficiente para lentamente aumentar o peso. O problema não está apenas na quantidade, mas também na qualidade, pois carboidratos refinados não saudáveis (pães, barrinhas de cereais, massas, biscoitos doces e recheados, bolos, tortas, cupcakes, cereais matinais, panquecas) produzem os maiores picos de insulina. O ideal seria em média 150g de carbos integrais, distribuídos nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), porém o ideal mesmo é consultar um nutricionista para verificar o que seria ideal na alimentação. 

Bjus da Nutri
Imagem relacionada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nutrição e Drenagem Linfática

Outubro Rosa e as cores no prato!

O pão nosso de cada dia